O bairro do Belém, na Subprefeitura da Mooca, Zona Leste da Cidade, é banhado pelo rio Tietê, cortado por importantes vias como as avenidas Celso Garcia e Radial Leste e formado por famílias há décadas instaladas na região.
O nome foi originado na fé católica, como homenagem a São José do Belém, que deu nome à paróquia criada em julho de 1897, após desmembramento da igreja Bom Jesus do Brás. Dois anos mais tarde, foi criado o distrito de paz do Belenzinho, também desmembrado do Brás.
Como, então, Belenzinho se transformou em Belém. O bonde 24, que servia a toda a região, estampava apenas o nome Belém, ao invés de Belenzinho. Esse uso caiu no agrado do povo e acabou virando um distrito da capital. O Bairro Belenzinho, por sua vez, ficou sendo um pequeno bairro do distrito. Entretanto, muito moradores ainda chamam a região de Belenzinho.
O fato é que, além de ser um bairro simpático, em constante desenvolvimento, ele abriga marcos importantes da vida da cidade como o tradicional colégio Agostiniano São José, a Vila Maria Zélia e o Parque do Belém. Além de ficar á menos de 5km do Mercado Municipal de São Paulo.
Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Belenzinho
Fonte: http://coisasdesp.blogspot.com
Notícias do Belenzinho
Limites – Bairroz Vizinhos – Zona Leste
Pari, Brás, Mooca Baixa, Anália Franco, Aricanduva, Vila Gomes Cardim, Tatuapé, Parque Sâo Jorge, Vila Maria Baixa, Jardim Anália Franco
Dados Principais sobre o Belenzinho.
População 36.283 hab. (2010)
Renda média R$ 1.604,41
IDH 0,897 – elevado
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica Centro Expandido